Uma pesquisa do Datafolha aponta que a maior parte da população brasileira é contrária à presença de casais gays em comerciais de televisão. No levantamento, realizado entre os dias 13 e 16 de dezembro, 51% afirmaram concordar totalmente ou em parte que “comerciais com casais homossexuais devem ser proibidos para proteger as crianças”.
Do outro lado, 45% dos entrevistados declararam discordar totalmente ou em parte da frase, enquanto 2% disseram não saber responder.
Entre os homens a margem de concordância com a frase se mostrou maior, com 55%, em contraste com as mulheres, com 48%. A taxa também é maior entre os menos escolarizados, com 57%, comparados com os 39% daqueles com ensino superior completo.
Ao levar em conta a religião, a rejeição aos comerciais LGBTQIA+ é maior entre os evangélicos (67%) que entre católicos (50%) e espíritas (40%).
A resistência é ainda mais expressiva entre eleitores do presidente Jair Bolsonaro, com 74%.
A pesquisa foi realizada com 3.666 entrevistados de 16 anos ou mais, em 191 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.