Após exames realizados nesta quinta-feira (30), o Papa Francisco recebeu diagnóstico de bronquite infecciosa, disse o Vaticano. Se alcançar a evolução estimada pelos médicos, o pontífice receberá alta nos próximos dias.
Francisco está sendo tratado com antibióticos, que proporcionaram o efeito esperado. Em relação ao quadro do religioso desta quarta-feira (29), ele teve “uma melhora acentuada da sua saúde”, quando teve de ser internado com infecção respiratória, no hospital Policlínico Gemelli de Roma.
De acordo com informações do representante papal, Matteo Bruni, Francisco tomou café da manhã, leu o noticiário e recebeu a eucaristia no hospital.
Com 86 anos, o Papa relata dores no joelho em razão de uma artrose, o que o obriga a fazer uso de cadeira de rodas. Ele também apresenta dores no nervo ciático, motivo que o levou a se submeter a uma cirurgia de cólon, em julho de 2021.
Há pouco tempo, o pontífice confessou que questões relacionadas à sua saúde poderiam levá-lo a renunciar ao comando da Igreja Católica, como fez Bento 16.