O primeiro retrato oficial do rei Charles III do Reino Unido foi divulgado, nesta terça-feira (14), pouco mais de um ano após sua coroação, em 6 de maio de 2023.
Assinada pelo artista Jonathan Yeo, a pintura mostra, em tons de vermelho, o monarca britânico vestido com o uniforme da Guarda Galesa, com a qual foi nomeado coronel em 1975, segundo comunicado oficial e site do artista.
Charles III aparece no centro da pintura, de quase dois metros e meio de altura e sem fundo distinguível, na qual está apenas acompanhado por uma borboleta monarca, que, segundo Yeo, simboliza tanto seu apoio às causas ambientais quanto sua transformação pessoal.
Para o artista, que recebeu em 2020 a encomenda para comemorar o 50º aniversário de Charles III, então príncipe de Gales, como membro da corporação têxtil britânica The Draper’s Company, a oportunidade de retratar a monarca é um “privilégio”.
– Assim como a borboleta que pintei voando sobre seu ombro, este retrato evoluiu à medida que o papel do modelo em nossa vida pública mudou – disse Yeo.
A pintura permanecerá exposta até 14 de junho na galeria de arte Philip Mold, em Londres, antes de ser transferida definitivamente para as paredes do edifício Drapers’ Hall, no distrito financeiro da cidade.
*EFE