A conclusão do laudo necroscópico do Instituto Médico Legal (IML) de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, indicou que a morte do cantor Nahim, no dia 13 de junho deste ano, foi causada por intoxicação por uso de cocaína e traumatismo craniano. A informação foi divulgada pelo portal G1.
De acordo com um documento da Superintendência da Polícia Técnico-Científica obtido pelo veículo de imprensa, a morte do artista “ocorreu por intoxicação exógena ocasionada pelo agente químico cocaína e pelo traumatismo crânioencefálico”.
Ainda segundo a perícia, Nahim pode ter perdido a consciência ou até mesmo tido uma morte súbita por causa da cocaína, sofrendo, por um desses motivos, a queda que resultou no traumatismo craniano. Os peritos ressaltaram também que não se pode excluir a fratura no crânio como causa direta da morte do artista ou como uma das razões que possa ter contribuído para o óbito.
O IML ainda apontou que o exame toxicológico de Nahim encontrou remédios sedativos no organismo do cantor, mas eles não teriam efeito direto na sua morte. O laudo com o resultado da causa da morte do cantor foi encaminhado para a Polícia Civil em Taboão da Serra. O 1° Distrito Policial (DP) do município, por sua vez, enviou um relatório final do que foi apurado à Justiça.
A partir de agora, ficará a cargo do Ministério Público (MP) decidir qual pedido fará ao Judiciário em relação ao caso. A tendência é que, com a ausência de indícios de que a morte de Nahim foi criminosa, o órgão solicite o arquivamento do inquérito.
SOBRE A MORTE
O cantor Nahim Jorge Elias Nunes, de 71 anos, foi achado morto dentro de casa, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, no dia 13 de junho deste ano. A morte do músico, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) paulista, teria acontecido após ele cair de uma escada.
Nahim havia se mudado recentemente para a casa onde foi achado morto. Na época do ocorrido, vizinhos disseram que o artista era muito querido. O corpo do cantor foi visto por um funcionário de uma empresa de telefonia que estava fazendo uma instalação na rua onde o músico morava. O homem acionou a polícia, que foi ao local e confirmou a morte.
O cantor era natural de Miguelópolis, interior de São Paulo, e fez sucesso nos anos 80, quando frequentava programas de auditório, e foi grande vencedor do quadro Qual É a Música?, no Programa Silvio Santos, do SBT.
O músico começou a tocar quando tinha apenas 10 anos de idade. Nessa época, lançou seu primeiro grupo musical, chamado New Edition. Ele foi descoberto pelo produtor musical Mister Sam, em 1980, e seu primeiro nome artístico foi Baby Face, quando gravou dois compactos em inglês.
Os maiores sucessos da carreira do cantor foram as músicas Dá Coração, Coração de Melão e Taka Taka. Ao todo, foram mais de 14 discos e 86 músicas lançadas por Nahim.