Um perigoso desafio que circula no TikTok levou um menino de 12 anos de idade a sofrer diversas convulsões e paradas cardíacas, na cidade de Doncaster, Inglaterra. De acordo com a mãe do adolescente, Nichola King, de 36 anos, seu filho Cesar inalou uma lata de desodorante a fim de participar da “trend”.
– Eu tinha acabado de amamentar meu bebê e estava caindo no sono quando ouvi um estrondo muito alto. Pensei que uma das crianças tinha feito alguma coisa. Comecei a descer as escadas e vi Cesar caído no chão, com os olhos revirados. Achei que ele tinha caído e batido a cabeça. Não tinha ideia do que tinha acontecido. Ele ficou azul e parou de respirar. Pensei que ele tinha morrido – descreveu Nichola, segundo informações do The Mirror.
Ela relata ter feito massagem cardiorrespiratória no filho e chamado a ambulância às pressas. O menino foi levado para o Hospital Doncaster Royal Infirmary, onde sofreu outras convulsões e paradas cardíacas. Ele foi posto pelos médicos em coma induzido.
Oito dias se passaram até Cesar se recuperar e receber alta. Atualmente, ele consegue falar e se movimentar sozinho, entretanto, sua memória de curto prazo foi afetada.
– Não sabemos sobre danos a longo prazo, mas sua memória de curto prazo é muito ruim. Ele não conseguia se lembrar do que tinha acontecido. Se eu não tivesse ouvido nada naquela noite, teria descido e encontrado um cadáver na manhã seguinte – contou a mãe.
O desafio do TikT0k, que pode ser mortal, é chamado de “cromagem”. A ideia é inalar produtos químicos para ter a sensação de sentir-se dopado. O ato pode causar tontura, perda de consciência e asfixia.