SpaceX: Saiba quem é o primeiro civil a caminhar no espaço
Novidades
Publicado em 12/09/2024

O bilionário Jared Isaacman, financiador e um dos astronautas da missão Polaris Dawn, se tornou, nesta quinta-feira (12), o primeiro civil da história a caminhar no espaço, após deixar com sucesso a cápsula Dragon da Space X, localizada a 700 quilômetros da Terra, às 6h52 (horário da costa leste dos Estados Unidos, 7h52 de Brasília).

Após pouco mais de 40 minutos de preparativos finais, a escotilha da nave se abriu e dela saiu Isaacman, vestido com um dos trajes da empresa de Elon Musk que estão sendo testados nesta missão, na qual pela primeira vez um astronauta não pertencente a uma agência espacial governamental caminha pelo espaço.

Cerca de dez minutos depois, Isaacman retornou à nave e, às 7h05 (8h05), outro membro da tripulação, Sarah Gillis, engenheira da Space X, saiu ao espaço.

Ambos estão programados para fazer turnos de aproximadamente 15 minutos durante duas horas, enquanto os outros dois tripulantes – Anna Menon, engenheira sênior de operações e oficial médica de voo, e o piloto Scott Poteet – os auxiliam na nave.

Enquanto caminham no espaço, Gillis e Isaacman estão em constante contato com a nave através de corrimãos e grades instalados na cápsula para esse fim.

Antes da abertura das escotilhas, os quatro astronautas da missão verificaram cuidadosamente os seus trajes, que incluíam melhorias para proteger os astronautas da radiação e do ambiente térmico extremo do espaço, para garantir que não havia vazamentos.

Embora apenas dois deles façam a caminhada, os quatro tripulantes usam trajes pressurizados equipados com câmeras, já que a Dragon não possui câmaras de ar e, portanto, toda a cápsula foi despressurizada antes de abrir o portão da cápsula para a caminhada.MISSÃO ROMPE MARCAS

A missão Polaris Dawn, que decolou nesta terça (10) de Cabo Canaveral, na Flórida, ultrapassou a marca de 1.400 quilômetros de distância da Terra, tornando-se assim a espaçonave tripulada a voar mais longe em mais de 50 anos desde o fim do programa Apollo da Nasa em 1972.

Naquele momento, cerca de 15 horas depois do lançamento do Centro Espacial Kennedy, Menon e Gillis tornaram-se as mulheres que mais se afastaram da Terra, quebrando a marca de 621 quilômetros alcançada pela astronauta da Nasa Kathryn Sullivan quando participou na implantação do Hubble em 1990.

Assim que a Dragon alcançou essa distância, completou suas seis órbitas planejadas ao redor da superfície da Terra.

A Polaris Dawn é a primeira das três missões que o bilionário Isaacman, fundador da empresa de pagamentos online Shift4, comprou da SpaceX em 2022 para seu Programa Polaris, por um valor não revelado.

Em 2021, o empresário comandou a Inspiration4, primeira missão totalmente comercial a orbitar o planeta.

A Polaris entrou nos chamados cinturões de radiação de Van Allen, áreas com partículas energéticas aprisionadas pelo campo magnético da Terra, onde seus integrantes realizarão dezenas de experimentos científicos.

*EFE

Comentários