A Defesa Civil da cidade de Estreito, no Maranhão, confirmou que duas pessoas morreram e oito estão desaparecidas após o colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga a cidade a Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226. Os mortos são uma jovem de 25 anos, identificada como Alana, e um homem de 42 anos, identificado como Marçon Gley Ferreira. Ambos estavam em motos.
Em relação aos desaparecidos, a Defesa Civil de Estreito informou que são duas crianças, duas mulheres e quatro homens ainda não localizados. Segundo as autoridades, três motos, três carretas e um carro estavam na parte da ponte que caiu. Construída na década de 60, a edificação tem 533 metros de extensão e passa sobre o rio Tocantins.
As buscas pelos sobreviventes chegaram a ser suspensas no começo da noite após a Defesa Civil informar que um dos caminhões que caíram na água transportava ácido sulfúrico, o que pode ser perigoso para as equipes. Entretanto, os trabalhos foram retomados posteriormente, mas apenas com botes, sem mergulhadores na água.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. No entanto, a causa do colapso ainda vai ser investigada. O órgão informou algumas rotas alternativas que os condutores podem usar durante a interdição do local.
– Tocantins: Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA. Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA – disse o DNIT.