O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou nesta quinta-feira (3), em conversa por telefone, seu homólogo americano, Donald Trump, pelo Dia da Independência dos Estados Unidos, a ser comemorado nesta sexta-feira (4), e pela aprovação de seu ousado plano fiscal pelo Senado, segundo informou o Kremlin.
Vladimir Putin desejou a Donald Trump sucesso nas mudanças a que se propõe depois que o mandatário americano o informou da “aprovação bem-sucedida” no Senado dos EUA do projeto de plano fiscal e orçamentário, disse Yuri Ushakov, assessor de política internacional da Presidência russa, em entrevista coletiva.
O representante do Kremlin lembrou que Trump batizou essa norma, que busca ampliar os cortes orçamentários de seu primeiro mandato, como “o grande e belo projeto de lei”.
Além disso, destacou que durante a conversa, que durou apenas uma hora – a mais curta das realizadas este ano -, Putin parabenizou Trump pelo Dia da Independência, que será comemorado nesta sexta.
– Da nossa parte, destacamos que a Rússia teve um papel importante na criação dos EUA, tanto durante a Guerra da Independência, há 250 anos, quanto durante a Guerra Civil, que terminou há 160 anos – disse Ushakov.
O assessor lembrou que Rússia e EUA não foram apenas aliados na Primeira e na Segunda Guerras Mundiais, mas que suas relações “têm raízes profundas”.
O Senado americano aprovou na última terça-feira (1º), por um voto, o plano de Trump, que agora foi devolvido à Câmara dos Representantes para revisão e votação final, com a pressão de enviá-lo ao presidente para assinatura antes de 4 de julho.