Especialista aponta o que estaria por trás de foto de Lula de sunga
Por Anderson Souza
Publicado em 14/01/2026 08:26
Novidades

O especialista em imagem e posicionamento João Menna, muito conhecido pelo retrato do ex-presidente Jair Bolsonaro em que ele expõe a facada que levou no abdome, deu sua opinião e percepção sobre o vídeo postado por Janja que mostra a primeira-dama na praia ao lado de Lula, que se exibe de sunga.

Menna comparou a imagem de Lula, de 80 anos, com a dos atores Arnold Schwarzenegger, de 78 anos, e Sylvester Stallone, de 79. Ambos são conhecidos por personagens atléticos como Conan, o Bárbaro e Rambo. Qual teria sido a intenção da assessoria do presidente e da primeira-dama?

– Lula levou uma vida de bebedeira e, agora, de repente, aparece aos 80 com um físico semelhante ao de pessoas que treinaram a vida inteira. Se você acha que esse vídeo foi “espontâneo”, você está sendo ingênuo – acredita Menna.

Menna afirma que “na política, nada que mexe com percepção circula por acaso, principalmente quando reforça uma mensagem tão óbvia: energia, vigor e força”. Ele então mostra um compilado de imagens de Lula correndo em público, na academia se exercitando com treino de pernas e braços, na esteira e ainda divulgando algumas agendas públicas que envolvem a área da saúde.

– Em ano de eleição, uma imagem de vitalidade fica ainda mais valiosa, pois a grande maioria não vai checar contexto e não vai comparar dados, então decide por atalho mental, quem parece mais firme, mais saudável, mais inteiro, passa mais segurança – pontua Menna.

Ainda em sua análise, o especialista em imagem mostra duas fotos de Josef Stalin, ex-primeiro-ministro da União Soviética. A primeira, real, e a outra um retrato em que o ditador está com o rosto alongado para ficar mais fino e com as cicatrizes da face escondidas

– E isso não é “coisa de internet”, antigamente regimes tratavam imagem como ferramenta de poder, especialmente na União Soviética, onde fotos eram retocadas para reforçar autoridade, apagar figuras que caíam em desgraça e construir uma ideia de líder sempre sólido, sempre invencível, sempre maior que a vida real – conclui.

 

Comentários