Os organizadores das Olimpíadas de Tóquio 2020 revelaram nesta terça-feira (20) que 71 pessoas tiveram resultado positivo no teste para o novo coronavírus. O total inclui 31 pessoas que foram ao Japão para competir ou trabalhar nos Jogos que começam na próxima sexta-feira (23). Um dos 13 novos casos adicionados ao total oficial é referente a uma categoria que inclui oficiais de equipe e funcionários de esportes que não estão hospedados na Vila Olímpica.
Outros casos recentemente relatados, espalhados pelo Japão, incluem empreiteiros dos Jogos e um voluntário. Mas a identidade deles não foi revelada.
Os últimos casos de Covid-19 entre atletas foram o de uma ginasta americana e o de um jogador de vôlei de praia checo. Nesta terça-feira, eles foram adicionados à contagem oficial de pessoas credenciadas para as Olimpíadas que testaram positivo para o coronavírus este mês. Eles estão cumprindo isolamento.
Os testes positivos da ginasta dos Estados Unidos, Kara Eaker, e do membro da equipe checa, Ondrej Perušic, foram anunciados na segunda-feira (19). Eaker estava em um campo de treinamento na Prefeitura de Chiba, e Perušic ficou na Vila Olímpica na Baía de Tóquio. Ambos entraram em quarentena por 14 dias, segundo os organizadores do evento. Esse período inclui todos os três jogos agendados para Perušic com o parceiro de equipe, David Schweiner.
O Comitê Organizador vai acompanhar de perto todos esses casos. A cada novo caso que surge, novas informações são repassadas às delegações e a seus atletas, para que sejam seguidos os protocolos de segurança.
O alemão Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), repetiu que os Jogos terão segurança em relação à Covid-19.
*AE