O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, revelou nesta segunda-feira (14) seu temor de um novo recrudescimento da guerra na Ucrânia. Guterres afirmou que a decisão da Rússia de colocar suas forças nucleares em alerta novamente é “de arrepiar os ossos”.
Ainda segundo o chefe da ONU, um conflito nuclear voltou a ser uma possibilidade.
– A perspectiva de um conflito nuclear, antes impensável, agora está de volta ao campo das possibilidades – afirmou.
Ainda segundo o secretário, a Ucrânia está sendo “dizimada”.
– O país está sendo dizimado diante dos olhos do mundo. O impacto sobre a população civil está atingindo proporções terríveis. Inúmeras pessoas inocentes, incluindo mulheres e crianças, foram mortas. Depois de serem atacados pelas forças russas, estradas, aeroportos e escolas estão em ruínas – denunciou Guterres.
O chefe da ONU lembrou que pelo menos 24 instalações de saúde foram atacadas e que há centenas de milhares de pessoas sem água e eletricidade.
– A cada hora que passa, duas coisas ficam mais claras. Primeiro: isso continua piorando. Segundo: qualquer que seja o resultado, esta guerra não terá vencedores, apenas perdedores – afirmou.
O político português salientou que “é hora de parar o horror lançado contra o povo da Ucrânia” e condenou qualquer ataque contra a população civil ou infraestrutura civil, embora tenha deixado claro que a “esmagadora maioria” deles foi cometida por forças russas.
*Com informações da EFE