Um incêndio de grandes proporções já destruiu ao menos 100 barracos na comunidade Caminho São José, em Santos, no litoral de São Paulo. O fogo começou por volta de 22h30 desta segunda-feira (4) e seguiu pela madrugada desta terça (5). O Corpo de Bombeiros atua no local com mais de dez viaturas para controlar as chamas. Não há informações sobre mortes.
Segundo a Prefeitura de Santos, três unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas para prestar socorro às vítimas. Os pacientes que precisaram de mais cuidados foram levados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Zona Noroeste e Zona Leste.
De acordo com o prefeito da cidade, Rogério Santos (PSDB), os desabrigados em razão do incêndio estão sendo atendidos na Escola Municipal Pedro Crescenti, que servirá como posto de doações assim como o Fundo Social de Solidariedade (FSS). A secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys, organizou um abrigo emergencial no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste.
O fato de a comunidade ficar em uma área de mangue dificultou o acesso dos bombeiros no trabalho de combate ao fogo. Outro fator que complicou os trabalhos foi a velocidade de propagação das chamas, tendo em vista que a maioria dos imóveis é de madeira. As causas do incêndio ainda são desconhecidas