Alerta! Saiba como se proteger no verão das viroses na praia
Novidades
Publicado em 30/01/2025

Estamos no verão, período em que o movimento nas praias aumenta. Muitos turistas escolhem os litorais para descansar e curtir com a família e amigos. Ao mesmo tempo em que o local pode ser bastante divertido, há pequenos imprevistos que podem acabar com o passeio, como as viroses. Recentemente, diversos casos de gastroenterite foram registrados no Brasil, com vômitos, febre, diarreia e indisposição, esses são os mais conhecidos nessa época; mas os banhistas também podem contrair infecções de pele, garganta, nariz e ouvido.

As principais bactérias que causam essas viroses são Escherichia coli e Enterococcus, encontradas em praias com baixa qualidade da água. Um mar próprio para banho apresenta níveis reduzidos dessas bactérias, enquanto os impróprios são poluídos, geralmente com alta concentração de coliformes fecais. A contaminação também pode ocorrer pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados.

Para evitar esses problemas e ter um passeio tranquilo, a balneabilidade, que é a condição da água, é a principal aliada, pois é ela que determina as condições e a segurança da água. A cor e a aparência do mar não indicam necessariamente sua qualidade. As análises microbiológicas são realizadas em laboratórios, a partir de amostras, para identificar a presença de poluentes e coliformes que podem representar riscos à saúde pública.

O principal contaminante das praias é o esgoto. Em locais sem saneamento básico, o esgoto acaba sendo lançado em rios, cujo destino são as praias. Embora a contaminação seja mais frequente no mar devido ao fluxo de água, ela também pode ocorrer em piscinas.

– A verdade é que nós, como turistas, raramente vamos olhar que testes são realizados para a balneabilidade das praias, mas acreditamos que os resultados que são entregues são confiáveis. Para que haja essa confiança, os laboratórios e analistas precisam utilizar produtos de ótima qualidade e que façam sentido para a análise em si – destaca Nathalia Nascimento, assessora Científica da Kasvi, empresa referência em produtos e equipamentos de alta performance para indústrias e laboratórios.

COMO PREVENIR AS VIROSES
Embora não exista uma fórmula que garanta 100% de proteção contra a contaminação, alguns cuidados podem ser tomados para garantir uma experiência alegre e saudável.

Confira:

 

  • Na praia, verifique as placas. Elas são colocadas na areia pelas equipes do Corpo de Bombeiros e informam a qualidade atual da água na região;
  • Exija transparência no processo de análise da água em hotéis e pousadas. Caso você esteja hospedado em locais com piscina, verifique a segurança da água;
  • Evite alimentos preparados em locais com más condições de higiene, além de crus e mal cozidos;
  • Não ingira bebidas que não estejam lacradas ou que possam ter contato com a água do mar;
  • Caso contraia a virose, hidrate-se, evite compartilhar itens de higiene e procure um posto médico se os sintomas evoluírem.
Comentários